Baú das Dobraduras é um blog educacional com sugestões de origami e tangram para educadores e admiradores desta arte em papel. Iniciado em 2/1/2008.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Tangram 2: Lenda

Conta uma lenda...

Um imperador chinês chamou um de seus melhores artistas e ordenou que saísse pelos seus domínios e retratasse as coisas mais belas que pudesse encontrar, levando apenas uma prancha quadrada.
* * *
Apesar da dificuldade proposta, lá foi o artista, China afora, para tentar cumpri-la. No caminho, ao atravessar um riacho, caiu, e a prancha quebrou em sete pedaços. Precisava reuni-las, e após muitas tentativas percebeu que, a cada uma delas, ao arrumar as peças, conseguia formar uma figura diferente.
* * *
Voltou rapidamente para mostrar aquela maravilha ao imperador, que ficou muito satisfeito com a possibilidade de retratar todas as coisas, usando apenas aquelas sete peças...


Assim é o Tangram, um quebra-cabeças formado por sete peças com formas geométricas bem conhecidas. Sua idade e inventor são desconhecidos.
Os chineses o conhecem por "Tch'i Tch'iao Pan", ou sete tábuas da habilidade. Enquanto a maioria dos quebra-cabeças são compostos por um grande número de peças, com formas complicadas e arrumadas em um único caminho, o Tangram, com apenas sete peças, permite uma extraordinária variedade de caminhos para compor as figuras.
Fonte: Gênova, A. Carlos. Brincando com Tangram e Origami. Ed. Global.

6 comentários:

Anônimo disse...

Adorei! trabalhar a geomeria a partir do trangram é uma idéia ótima.
E pode sem dúvida ser explorado de outras formas, a depender da intenção do professor.
Grata por sua contribuição.

Anônimo disse...

Adorei!
Eu sou aluna do 9º ano e estou estudando o Tangram, a professora pediu para fazer uma pesquisa sobre o Tangram e só nesse site eu achei tudo o que precisava!
Obrigada, e boa sorte...

Helena disse...

Amei! Estava procurando idéias para trabalhar com meus alunos. Aqui encontrei o que precisava! Parabéns pelo maravilhoso trabalho.

mc cacala disse...

legal essa história, adorei!!!!
estou estudando o TANGRAM e achei super legal!!!!

Anônimo disse...

amei esse site neste site pude ter todas as minhas perguntas caraca é muito legal brigado s2 muitos bjs e boa sorte continui assim

Natasha disse...

muito legal..dáh pra trabalhar diferentes áreas do conhecimento ..
obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...