Páscoa: Lenda de Páscoa

O coelhinho
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Lenda da Páscoa

Eu conto essa história usando os personagens em origami.




Perto da casa do menino JESUS, havia uma árvore, onde um passarinho fizera seu ninho e pusera três ovinhos. Todos os dias, Jesus olhava a feliz mamãe PASSARINHO.
Uma bela manhã, Jesus acordou ouvindo o passarinho piar aflito. Que seria?
Aproveitando um descuido do passarinho, a RAPOSA viera e levara os ovinhos.
Jesus ficou triste e começou a chorar.
Nisto, passou um GATO. Viu Jesus chorando e perguntou:
- Por que choras, Jesus?
- Tiraram os ovinhos do passarinho...
- Miau, miau, nada posso fazer - e lá se foi.
Abanando a cauda, chegou um CACHORRINHO.
- Por que choras Jesus?
- Levaram os ovinhos do passarinho...
- Au, au, que pena... - e foi embora.
Então, aos pulinhos, com suas orelhas compridas, apareceu o COELHINHO.
- Por que choras, Jesus?
- Levaram os ovinhos do pobre passarinho...
- Não chore mais, vou procurar os ovinhos!
Foi logo bater na casa da RAPOSA.
- Queres os ovos? Meus filhos já comeram - batendo a porta furiosa.
O COELHO teve uma idéia. Visitou três passarinhos e pediu, a cada um, um ovinho para Jesus. Arrumou os ovos numa CESTINHA e levou-os ao menino Jesus, que enxugou as lágrimas e falou:
- Só você, coelho, teve pena de mim e do passarinho. Pois de agora em diante, como recompensa, levará lindos ovos às crianças e fará isso todos os anos, quando chegar a Páscoa.
E foi assim que o coelhinho ficou encarregado de distribuir ovos às crianças de todo o mundo...


"Entrou por uma porta
Saiu pela outra
Quem quiser
Que conte outra..."

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Não conheço a procedência dessa "lenda".
Recebi nos tempos da Escola Normal.

Há uns 20 anos que conto para as crianças e elas amam ouvi-la!
Você pode preparar um cenário e
contar como teatro de fantoches.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Esquema do BONECO (Menino Jesus)
Este boneco(a) é versátil!
Experimente fazê-lo em papel estampado,
com aplicações de detalhes (botões, paetês, etc), use lã para os cabelos,
aplique mãos e pés (recortados)...
Eu já usei em várias ocasiões e as crianças gostam muito!!!

♥ ♥ ♥


Esquema do coelho



Esquema do cachorro



Esquema do gato



Esquema da raposa



Esquema do passarinho



Esquema da cestinha
♥♥♥
Em tempo, respondendo a um e-mail:
É óbvio que o texto é uma lenda, não sei quem inventou, mas já li em outras fontes.
Não há intenção de desrespeitar a historicidade de Jesus, ou a comemoração da Páscoa para os cristãos (sejam de qualquer religião). Não há intenção de "mascarar a Páscoa", pois o texto pode ser usado com inteligência e abordado de várias maneiras, além do lúdico...
A "verdade" não é a mesma para todos. As crianças da 1.ª infância vivem numa mistura de realidade e fantasia, o que poderia ser "verdade" para elas? Para muitos de meus alunos a "verdade" é a fome e a violência. Para outros, o brinquedo novo que ganharam. Não é possível afirmar que NÓS estejamos com a VERDADE (que é mutável e transitória).
A Páscoa é uma festa religiosa, e como a escola pública brasileira é LAICA, legalmente, nem deveria ser comemorada nas escolas públicas.
Quem quiser uma escola de cunho religioso, com ensinamentos ligados a religião, precisa procurar uma escola CONFESSIONAL (católica, israelita, espírita, protestante, etc).
Mas, comemorar a páscoa nas escolas faz parte da "tradição escolar", assim como o dia das mães, dos pais, ação de graças, natal, etc.
Acredito que "festas religiosas" e suas explicações,
que se baseiam na "crença",
devem ser comemoradas em família.
Mas, muitas vezes, as pessoas da escola cultivam essas comemorações e como trabalhamos numa comunidade escolar, acatamos as decisões do grupo.
♥♥♥
Desculpem aos leitores do blog, mas me incomoda uma pessoa desmerecer o meu trabalho, mesmo sem conhecê-lo por conta do que está aqui. Eu já vi tantas coisas na internet, pessoas copiando idéias, músicas, filmes, sem se importar com o direito autoral...
Procuro publicar meus trabalhos que são autorais. Procuro citar as referências e tenho respeito por quem visita o blog.
As pessoas visitam o blog por livre iniciativa, não é?!
♥♥♥
Organizado por Ivanise Meyer®

Comentários

DRIKA disse…
ADOREI A HISTÓRIA. CERTAMENTE MEUS PIMPOLHOS VÃO ADORAR OUVIR ESSA MÁGICA HISTÓRIA...OBRIGADA POR COMPARTILHAR O QUE VC SABE...
DEUS TE ABENÇOE
ADRIANA
Oba!!!!
sou professora e ja estava desanimada de procurar uma coisa diferente para passar para meus alunos!!
vou fazer as dobraduras com eles também vou contar a historia!!
acredito que eles vão gostar!!
lindo o blog!
ah!
que tal uma historia de indios e outras coisas com dobraduras ??/
abraços
Rosana
Tatiana Sibovitz disse…
Oi amiga!!!

Amo Origami e vc dá um show com eles heim!
Queria muito ser sua aluna!!! hehehe
Parabéns mais uma vez pelo seu talento!

bjãooooooooooooooooooooo
Anne disse…
Lindo trabalho! Eu não conhecia a lenda, gostei de conhecê-la também. Muito bom!
Lucimar Lopes disse…
Amei a história muito legal.Parabéns seu blog está cada vez mais maravilhoso!!!!!
Unknown disse…
Gostei de conhecer o site, gostaria de saber se tem algum Projeto sobre Dengue, beijos.
Professora Ana Cláudia macedo Pre escola
Anônimo disse…
Vc é especial. Adorei seu blog
Nunca deixe de ser voce mesma.... Deus nos fez assim do jeitinho que somos.... amei a história e a resposta ao email malcriado....
Seu blog é lindo...
Meu nome é Fernanda Solon tenho seis filhos e moro em uma pequena cidade no sul de Minas.... mas sou carioca da gema... depois de muito me dedicar a familia e não ter se dedicado a mim... resolvi voltar a estudar... vou começar um curso de Magistério amanhã, é só pra educação infantil (Pre) mas estou muito feliz.... com certeza vou visitar muito seu blog pra ter algumas dicas... milhoes de beijos e fique com Deus... meu e-mail é tiafernanda22@yahoo.com.br... beijinhos
Unknown disse…
adorei! sensacional!tudo o que eu procurava para a páscoa, para a hora do conto. beijos celoni
sandra disse…
olá! também já fiz um trabalho assim com a história do coelhinho branco e da cabra cabrês. depois da apresentaçao fiz a montagem fotografica e surgiu uma "curta metragem". Mas confesso que os teus aminaizinhos estão mais lindos
Unknown disse…
Obrigado pela linda versão do coelhinho. Minha filha de 08 anos tem que apresentar um trabalho na escola para os amiguinhos e esse foi o que mais nos agradou, inclusive fizemos as dobraduras para ilustrar a apresentação, no final ela entregara ovinhos aos amigos. um abraço
sheila
Julia disse…
Parabéns, seu site é lindo.
Você tem toda razão quando diz que as crianças vivem num mundo de realidade misturado com fantasia.
Tenho certeza que meus alunos, e os alunos de toda escola, irão amar a história do coelinho.
Leve as críticas como mais um degrau na escada da vida.
Tudo de bom.
Malu Oliver disse…
Sabia que esta histórinha fez parte do meu Projeto que leio histórias e faço dobraduras com os meus alunos? Muito legal relembrar!!! Adicionei em meu blog este trabalho que fiz em 2009. Confira lá...

http://transformandoasucata.blogspot.com/
Unknown disse…
Conheci essa lenda o ano passado e todos da escola onde trabalho adoraram eu conto em forma de dramatização, onde coloco os alunos para serem os personagens e depois falo que devemos ser solidarios uns com outros.
Unknown disse…
Críticas são importantes para o nosso crescimento!
Mas é preciso perceber a intenção de uma crítica; e se for desmerecer o seu trabalho; não leve em conta.
Adoro suas contribuições, visito sempre seu blogger e fico muito feliz quando encontro pessoas como vc, que não enterra os talentos que Deus nos deu... Mas multiplica-os colocando-os a serviço do próximo!
krika disse…
Tudo é válido Ivanise. Sou solidária à sua resposta sobre comemoração escolar Páscoa. Nosso objetivo é publicar ideias para ajudar colegas,aqueles que discordam é só não acessar nossos blogs. Vc disse tudo sobre seus alunos...o que é real ou não...Parabéns pelos trabalhos,esto levando esta postagem parao linguagem com seus créditos. Fico danada qdo vejo algo sem fonte ou autor...Infelizmente,mesmo colegas fazem isto...Mas um dia chegamos lá... Boa Páscoa
Meg disse…
Adorei!!! Obrigada por disponibilizá-la.
Unknown disse…
amei essa lenda da pascoa meus alunos amaram.abraço tia su
Unknown disse…
amei!!!!meus alunos irao amar.abraço tia su
Anônimo disse…
tudo q e feito com objetivos de ajudar o proximo e valido...
Unknown disse…
Adorei a historinha, que bom ter pessoas como você para poder compartilhar e assim tornar nossas aulas mais atrativas.
Unknown disse…
Para Ivanise Meyer
Adorei esta história, com certeza usarei semana que vem com os meus pequenos na escola!
Beijos agradecidos!!!
Rosemeire
Unknown disse…
Adoro o origami e suas múltiplas possibilidades, e trabalho com contação de estória para crianças de uma creche, com idade entre 2 e 3 anos, amei a estória e vou conta-la brevimewnte, Abraços.
Joanice
Unknown disse…
Para Ivanise Mayer
Adoro origami e suas diversas possibilidades, trabalho com contação de estória numa creche , com crianças de 2 e 3 anos. Abraços

Postagens mais visitadas deste blog

Origami 6: Tulipa (flor)

Origami 10: Frutas

Origami Circular: Chapeuzinho Vermelho